quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Impressionismo da 7ª Arte


"I have you now, Droogie"


 
  
Olá meus droogies, prometi que voltaria, não? Pois bem, aqui estou. Vocês devem ter notado, sou um grande fã de Stanley Kubrick, mas infelizmente (ou não) ele não será o assunto de hoje. Falarei hoje sobre algo que intitulo “Filme Impressionista”, provavelmente não fui eu que inventei esse nome, mas tenho muito a dizer sobre, sendo original, ou não.
   Quem de vocês nunca se impressionou com os efeitos especiais de um filme? Ultimamente um certo filme cheio de caras azuis agradou por isso não ? Os filmes impressionistas surpreendem pelos efeitos especiais, mas nem por isso todos deixam de ter um grande enredo. Todos conhecem filmes como: Star Wars, Avatar e arrisco a dizer até Jurassic Park. Sim, eu sempre piro com aqueles raptores. Todos são grandes filmes, e enchem os olhos com o rico detalhe dos efeitos.
   Mas nem sempre foi assim, os filmes nem sempre tiveram grandes efeitos, mas mesmo assim impressionavam. Tive o prazer de assistir hoje “Le Voyage dans la Lune” ou em português “Viagem a Lua”. Nunca tinha visto esse filme, ou tinha, não tenho certeza, mas, realmente meus drooguinhos, é um ótimo filme, apesar de seus 8 minutos. Assisti ao filme como se estive vivendo no ano em que ele foi feito “1902”.
   Essa grande obra prima de Georges Méliès deu origem a ficção cientifica no cinema, e assim, ao impressionismo. Todos lembram daquela cena onde a cápsula atinge a Lua. Um dos primeiro efeitos especiais da historia, uma grande mistura de ilusionismo e truques de câmera. Também sou fã de ficção cientifica.
   Em 1977 um filme que mudou o cinema ( na minha opinião), o grande trabalho de George Lucas, Star Wars. Sei que esse filme agrada a poucos, mas as armas a laser os tiros de plasma e o hyperdrive  surpreenderam e agradaram as gerações passadas. Toda a trilogia é impressionante, apesar das prequels serem de qualidade inferior a primeira trilogia, mas não iremos adentrar nesse assunto agora.
   Não tenho tempo para listar todos aqueles grandes filmes impressionantes que existem, então falarei um pouco dos grandes diretores, Spielberg, Cameron, Lucas e entre outros. Muitos filmes conhecidos (ou não) deles são do tipo “Impressionista” ou acham que em na década de 70 o esqueleto metálico do “Exterminador do futuro” não surpreendeu? Não sou dos grandes fãs do Filme Impressionista, mas reconheço os grandes, esses diretores são mestres em impressionar, assim como são grandes criadores mesmo com poucos recursos. Spielberg fez um grande filme chamado “Um olhar do paraíso” sem grandes efeitos, mas um dos poucos filmes do gênero que me fizeram ficar com o traseiro no sofá.
   Sinto muito meus drooguinhos, meu tempo é curto, perdoem se o assunto ficou muito breve e pouco explorado,mas o grande fato é, a evolução do cinema foi grande, e deveras linda, desde o povo senita que vira fumaça quando atingidos por um guarda-chuva até seres pulantes e azuis  .. voltarei nesse assunto mais tarde
Right-Right-Right?
   Em breve (espero), pretendo postar sobre a nossa querida e adora Comédia romântica. Não irei falar apenas sobre filmes aqui. O nome do meu blog abrange muitos e muitos temas, então não se assustem meus droogies, ao entrarem aqui e verem um critica sobre o cabelo da minha vizinha.

Um comentário:

  1. Sabe o quanto odeio críticas, não sabe? Mas o seu modo de falar sempre me agradou. E o ressaltar de alguns detalhes com tão pouco tempo foi ótimo! Estou ansiosa para que comece a devanear sobre o seu próximo post comigo.

    Right-Right-Right, brother! Keep going on.

    ResponderExcluir